HVOF
Hipersônico

O revestimento pelo processo High Velocity Oxygen Fuel (HVOF) é usado para melhorar ou restaurar a superfície de um componente. Essa técnica da engenharia de superfície possibilita aumentar a vida útil da peça, melhorando a resistência à erosão e ao desgaste, adicionando proteção contra corrosão, sendo possível a utilização de diversas ligas no formato de pó. Com uma grande variedade de materiais de aspersão térmica disponíveis, existem inúmeras opções para criar o revestimento superficial de alta velocidade. Nossa equipe de engenharia pode oferecer a solução mais adequada para as necessidades de seu equipamento.

O processo

O HVOF atua misturando combustível e oxigênio, que é alimentado em uma câmara de combustão e inflamado controladamente. O gás resultante tem temperatura e pressão extremamente altas, que são ejetadas através de um bico em velocidades supersônicas.

O pó então é injetado em uma posição específica no fluxo de gás de alta velocidade, e se funde parcialmente, formando o chamado “melt” (aglomerado de partículas fundidas ou semi-fundidas). O fluxo de gás quente e o pó semi-fundido são então direcionados contra a superfície a ser revestida. O revestimento denso resultante tem baixa porosidade (<1%), alta aderência (>10.000psi) e baixa quantidade de óxidos,  proporcionando muitos benefícios, como resistência à corrosão e desgaste. Usualmente são aplicadas camadas de até 300 µm de espessura.

Este processo é o único que produz camadas à base de carbetos e boretos.

Tratando-se de camadas extremamente duras, formadas por compostos metálicos e agregados por metais de liga como níquel, cobalto e ligas níquel-cromo, aliado a velocidades altíssimas, torna-se clara a necessidade de zelar por parâmetros de deposição corretos e com faixas de tolerância estreitas.

Cascadura Group

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo. Estamos prontos para te atender.

(71) 3901-1656
(71) 98105-1834
contato@cascaduragroup.com