Fundição de Mancais

Nossa tecnologia de deposição de metal patente por aspersão térmica ou fundição estática e dinâmica traz benefícios de rapidez e confiabilidade no revestimento e reparo de mancais para equipamentos rotativos, que necessitam curto prazo de execução dos serviços, de forma a retornarem a suas operações.

Temos equipes preparadas para receber suas peças e trabalhar para garantir o menor prazo do equipamento parado e reduzir seus custos de operação.

O Processo

As ligas de metal patente para aplicações em mancais de deslizamento, tecnicamente também conhecidas como ligas de metal branco ou “Babbitts”, são ligas de baixo ponto de fusão, e portanto de fácil manuseio. Nestas ligas, uma estrutura de cristais duros e resistentes ao desgaste é combinada com uma matriz mole, que permite a circulação do óleo lubrificante entre os cristais, além de absorver impactos e facilitar a aderência ao metal da base do mancal propriamente dito.

Sua aplicação acontece por diferentes métodos:

Aspersão térmica (metalização): A aplicação de metal patente a base de estanho, via aspersão térmica, proporciona uma camada sólida, sem poros e com uma excelente adesão à base, possuindo uma baixa dureza, uma boa resistência à cargas mecânicas e um baixo coeficiente de atrito, dando ao mancal propriedades antifriccionais, auto lubrificantes e protegendo o eixo contra desgastes que possam ocorrer devido à falha do equipamento.

Em contrapartida, o metal patente a base de chumbo, possui características diferentes da liga citada anteriormente, já que a temperatura e velocidade máxima suportada é menor, sem que haja deformação no metal patente aplicado no mancal. Geralmente, são utilizados em mancais de baixa rotação e com uma temperatura operacional baixa.

Fundição estática: É indicado para mancais de grande porte e que necessitam de uma camada maior de Babbitt. Também é utilizado em mancais que, originalmente, foram feitos por meio de fundição estática.

Fundição com centrifugação: Este método consiste em vazar o material líquido em meio a uma base cilíndrica em movimento de alta rotação, fazendo assim com que o metal seja aderido à superfície sob força centrífuga. Quando o líquido entra em contato com a superfície da peça, ele é resfriado, solidificando-se e devido à ação da força centrífuga, encontra-se livre de porosidades, impurezas ou imperfeições. Esse processo diferencia-se pela maior qualidade, tanto em relação a defeitos quanto às propriedades obtidas ao fim do processo, pois é encontrada uma microestrutura mais refinada e camadas que beneficiam o desempenho da peça.

Cascadura Group

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo. Estamos prontos para te atender.

(71) 3901-1656
(71) 3901-1656
contato@cascaduragroup.com