Arco Submerso

A soldagem por Arco Submerso é altamente usada para o reparo ou revestimento com a aplicação de elevadas taxas de deposição de arames.

É um processo automatizado muito aplicado a revestimento de rolos de laminação contínua, nos quais tem como objetivo recuperar dimensões com o desgaste elevado e de depositar ligas com elevada resistência mecânica e boa resistência à corrosão.

Esta técnica é utilizada, por exemplo, no reparo de peças do segmento naval, coroas de navio ou cilindros de apoio em siderurgia, e rolos para papel e celulose.

O Processo

A soldagem por arco submerso (SAW) é um processo de fundição que envolve a formação de um arco elétrico entre um eletrodo alimentado continuamente e a peça a ser soldada. Uma manta de fluxo em pó, conhecida também por granulados, envolve e cobre o arco e, quando fundido, proporciona condução elétrica entre o metal a ser unido e o eletrodo. 

O granulado, consistindo de cal, sílica, óxido de manganês, fluoreto de cálcio e outros compostos que geram um escudo de proteção de gás e uma escória, nas quais protegem a zona de solda contra a contaminação atmosférica ao serem depositados submersamente evitando respingos e faíscas, além de suprimir a intensa radiação ultravioleta e os fumos que fazem parte do processo de soldagem a arco de metal blindado. O granulado também ajuda na proteção do material de adição que resfria rapidamente sobre a superfície da peça na qual precisa ser devidamente monitorada entre os ciclos térmicos para não haver tensões residuais após o resfriamento. 

O conhecimento minucioso sobre o metal-base, metal de adição e as reações possíveis entre os dois é fundamental para o êxito do revestimento. Isto implica em análises metalúrgicas rigorosas e precisas. 

Cascadura Group

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo. Estamos prontos para te atender.

(71) 3901-1656
(71) 3901-1656
contato@cascaduragroup.com