Em um gesto emocionante de reconhecimento, a equipe da Cascadura se reuniu na Matriz, em Salvador/BA, na última quinta-feira 14/03/24 para homenagear o colaborador Marcello Camarão, cuja dedicação incansável foi fundamental para o crescimento do grupo no norte do país, na região de Marabá, no Pará. Em uma pequena reunião marcada por sorrisos e aplausos, Marcello foi surpreendido com um café da manhã especial, em reconhecimento aos 8 anos de muito trabalho e comprometimento na construção de mais uma unidade da Cascadura Revestimento. O momento que contou com a presença do Presidente do Grupo, Isac Possato, foi marcado com a entrega de uma menção honrosa, destacando a admirável contribuição do colaborador para o desenvolvimento e prosperidade do negócio.
A história de Marcello com o Grupo Cascadura já ultrapassa seus 20 anos, mas foi em 2016, há 8 anos atrás que essa história ganhou um novo capítulo na vida dele. O mesmo foi escolhido para dar o pontapé inicial a uma unidade da Cascadura Revestimento em Marabá/PA. Na época ele trabalhava na filial da Cascadura Revestimento no Rio de Janeiro, e em questão de horas após a solicitação, ele se prontificou e na mesma noite pousou em Marabá.
“ A Cascadura sempre será grata por sua determinação em colocar nossa bandeira no Norte do país”, disse o Presidente no discurso direcionado à Marcello.
A expansão da empresa para Marabá, foi motivada por duas razões fundamentais: a identificação de uma demanda latente no setor de mineração na região norte do país e o convite expresso da Sotreq, cliente já consolidado do grupo. A decisão estratégica de estabelecer uma presença em Marabá não apenas atendeu à necessidade identificada no mercado regional, mas também fortaleceu os laços comerciais com um parceiro de longa data.
O Pará possui território muito vasto, por isso, a dificuldade de acesso para a região tornou o processo ainda mais desafiador, mas nada disso foi um fator limitante para a Cascadura expandir os seus horizontes e se fazer presente na região.
“Entrei no dia 7 de janeiro de 2016 e em abril a gente deu o start da fábrica com toda estrutura montada” relatou Marcelo.
Ele tinha o desejo de não somente prestar serviços para os clientes que o Grupo já tinha, mas também tornar a Cascadura posicionada no Norte do país, com a mesma integridade e confiança dos outros estados, incluindo novos clientes no portfólio do Grupo. E foi com essa dedicação que Marcelo conseguiu fechar o primeiro grande contrato, com a Vale do Rio Doce.
Além de estar realizando um trabalho árduo para tornar possível e relevante a atuação da Cascadura no Pará, Marcello também enfrentava uma outra luta na sua vida pessoal. Meses depois da sua transferência, sua esposa foi diagnosticada com câncer, e uma batalha foi iniciada na sua família.
“Eu já tinha 9 meses em Marabá, e a minha esposa estava lá comigo. Em uma noite, tive que comprar uma passagem de urgência para ela acompanhar minha filha em uma viagem de avião, e ela aproveitou que estava retornando para casa, em Sorocaba, para finalizar o último exame periódico que faltava na época, antes de retornar novamente à Marabá, afinal o acesso a saúde também é difícil na região. E foi através desse exame que surgiu o primeiro alerta e logo depois já veio o diagnóstico: um câncer estava se desenvolvendo já com indicadores de que ele iria se espalhar.”
A partir desse momento, ele conta que a sua filosofia sobre a vida, e consequentemente sua visão sobre o trabalho mudou. Marcello passou a entender que não se deve reclamar dos problemas, e sim solucioná-los. Para ele todo problema que surge é para ser resolvido. O medo, a incerteza, a solidão e a distância agora tinham um grande parceiro: O propósito. Com os papeis bem definidos, acordados com a família, o trabalho na Cascadura se tornou um forte aliado na luta contra a doença da esposa.
“Na consulta que recebemos o diagnóstico juntos entendemos quais seriam os nossos papéis: Minha esposa receber o tratamento, minha filha apoia-la e estar presente fisicamente e eu tornar o tratamento possível através do meu trabalho. (...) levantei todos os dias, agora com um propósito muito maior: poder arcar com os tratamentos que fossem necessários para que minha esposa pudesse se curar.”
Através disso, a força, a crença na expansão da Cascadura, e o legado que ele sempre quis deixar na sua trajetória com a empresa, tornaram-se ainda mais claros e fortes. Com um espírito determinado, Marcello conseguiu erguer uma filial do zero e posicioná-la no norte do país.
Graças à determinação da família e ao comprometimento dele, o tratamento foi concluído com sucesso. Agora, ele está retornando à filial de Sorocaba, com um profundo sentimento de dever cumprido, orgulho e gratidão pela jornada que vem construindo dentro da empresa. Marcello pode agora voltar para casa, levando consigo não apenas sua experiência profissional, mas também o caloroso apoio familiar que o impulsionou durante todo o processo de recuperação da sua esposa.
“A Cascadura Group confere menção honrosa a Marcello Camarão. O Grupo Cascadura sempre lhe será grato por sua determinação em colocar nossa bandeira no norte do país! Muito Obrigado." Isac Possato.